segunda-feira, 11 de março de 2013

Projeto Neemias


Leitura: Livro de Neemias, 1, 1-11
nono mês - setembro - QUISLEU

Grupos de comunhão e Encontro de células sugerem que se faça uma reflexão sobre a primeira família bíblica que é a família de Abraão. Mesopotômico, originário da cidade de Ur, na Caldéia (hoje a região do Iraque), no ano 2166 (a.C.), seu pai Tera, próspero artesão, especialista em fazer imagens dos deuses cultuados na Mesopotâmia, era poleteísta, cultuava e adorava vários deuses. Abrão não era um exemplo perfeito de célula familiar, não era o primogênito, casado com Sara, mulher estéril, não receberia herança nenhuma do pai. Por isso acreditou na promessa. Mas, Deus o escolheu, porque ele acreditava numa nova cultura religiosa, a monoteísta, Jeová, único Deus e Senhor.

Os Hebreus, povo da raça semita, distinguiram-se pela peculariedade religiosa, contrastando com outros povos da antiguidade eram monoteístas, isto é, acreditavam em um só Deus: Jeová.

Deus tem preferência muito especial pela família, restaurou a família de Abraão e Sara dando-lhes o filho Isaac e, cumpriu a sua promessa, dando uma terra para eles e seus descendentes, onde haveria de correr "leite e mel". Deus confirma essa preferência, escolhendo a família nazarena, para o nascimento do seu único Filho, o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que maravilha esse texto do Livro de Neemias, Deus levanta um profeta para restaurar os muros e as muralhas de Jerusalém e mais, ajuntar as famílias dispersas pela Judéia nos tempos do exílio babilônico.

Deus levanta um profeta que nessa época era o copeiro do rei. Era da cozinha do rei, conhecia e servia a família real. Por isso sensível às necessidades das famílias dispersas, que não foram levadas para o exílio e se acham na província em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão no chão e as portas queimadas. O profeta pede a Deus que seus ouvidos fiquem atentos e seus olhos bem abertos para atender as orações dos filhos e das filhas arrependidos de Israel.

As células familiares dispersas pela cidade, pelo bairro, pelos prédios e pelos apartamentos também precisam ter consciência que elas estão construindo muros e muralhas que protegem a igreja e que preparam os filhos, os levitas, os pastores e os adoradores do Deus fiel e verdadeiro.

No Antigo Testamento, ano vigésimo do rei Artaxerxes, no mês de quisleu, que corresponde ao mês de setembro, no nosso hemisfério começa a estação da primavera, Deus chamou Neemias para interceder pelo seu povo. Agora no ano da graça e agradável ao Nosso Senhor Jesus, quero orar por todas as famílias dos grupos de encontro e células familiares da Igreja Batista Getsêmani - Missão Buritis, está chegando a primavera em suas casas - tempo de florir, de renascer e de restaurar os muros as muralhas de nossos familiares dispersos e atingidos pelo pecado, pela mentira, pela desobediência, pela miséria e pela falta de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário