segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Áquila e Priscila


A nossa casa pode se transformar em uma pequena igreja. Temos na Bíblia muitos exemplos de muitos homens e mulheres que, ao seguir o Nosso Senhor Jesus Cristo, marcaram a história do cristianismo com sua vida pessoal e seu ministério. Quero falar de um dos primeiros testemunhos da fé cristã. Trata-se do casal Priscila e Áquila, que tiveram um papel muito importante como colaboradores do apóstolo Paulo na implantação e expansão da Igreja primitiva nos primeiros anos da nossa era.

Os nomes de Áquila e Priscila vêm do latim, mas eles eram de origem hebraica (Atos 18.2). Áquila vinha da região do Ponto, uma província romana às margens do Mar Negro, hoje a Turquia, enquanto Priscila, cujo nome se encontra uma vez abreviado como Prisca (2 Timóteo 4.19), era uma hebreia proveniente de Roma. O primeiro encontro deles com Paulo aconteceu em Corinto, no início dos anos 50. Eles tinham se mudado para lá vindos de Roma, pois o imperador Cláudio havia expulsado todos os judeus da cidade. Como Paulo, Áquila e Priscila eram fabricantes de tendas, e já tinham abraçado a fé cristã em Roma, o que facilitou a aproximação deles.

“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.” (1 Coríntios 16.1-4)

“As igrejas da Asia saúdam-vos. Muito vos saúdam no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja de sua casa, dos quais sou hóspede.” (1 Coríntios 16.19)

É em Corinto, e também em um posterior retorno a Roma (Romanos 16.3-5), que este casal desenvolve um importantíssimo papel no âmbito da Igreja primitiva: eles acolhem na própria casa o grupo de cristãos locais, se reunindo para escutar a Palavra de Deus e celebrarem juntos. A casa de Áquila e Priscila torna-se, assim, verdadeira igreja para os fiéis. De Corinto, eles foram transferidos para Éfeso. Lá se ocuparam em discipular um judeu alexandrino chamado Apolo. De certa forma, ele já conhecia um pouco a fé cristã, mas "ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus" (Atos 18.26). Este discipulado foi determinante para que Apolo se tornasse alguém muito útil junto ao ministério do apóstolo Paulo.

Não somente pelos apóstolos, mas também graças à fé e ao empenho dos recém-convertidos e fiéis, como o casal Priscila e Áquila, foi que o cristianismo chegou até os nossos dias. Para que o Evangelho alcançasse o maior número de pessoas e crescesse saudavelmente, era necessário o empenho de cada cristão. E sempre, e somente assim, crescerá a Igreja. A lição que devemos aprender do exemplo de Áquila e Priscila é que cada casa pode se transformar em uma pequena igreja, família de Deus para todos os tempos. Foi na casa desse casal, onde Paulo ficou 18 meses, pregando a boa notícia no sábado, na sinagoga, para os judeus e, no primeiro dia da semana (domingo), para os pagãos e gentios. As primeiras ceias foram celebradas na casa desse casal, pois a primeira carta aos coríntios foi escrita quando Paulo estava em Éfeso, na casa dessa família:

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” (1 Coríntios 11.23-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário