segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uma missiva universal

A carta do apóstolo Tiago é um compêndio para todos aqueles que querem ter uma vida baseada nos ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo.
É pequena, mas de extrema importância para os cristãos de hoje, porque trata do que precisamos: conduta ilibada, bom uso das palavras, honestidade no trato e integridade de caráter. Devemos estudar a carta de Tiago analisando o que deve ser mudado em nós.
Mas, afinal, quem é esse Tiago autor da carta, o nome Tiago era muito comum entre os judeus. Pelo menos cinco homem no Novo Testamento são chamados pelo nome Tiago.
Em Lc 6.16, tem o primeiro Tiago, pai de um dos doze discípulos de Jesus, chamado Judas, não o Iscariotes. E ainda esclarece que eram dois Judas, e mostra que um deles era filho de um homem chamado Tiago.
Em Lc 6.15, o segundo Tiago é um dos discípulos de Jesus, filho de um homem chamado Alfeu: "Tiago, filho de Alfeu".
Em Mc 15.40, encontramos o terceiro Tiago, apelidado de "Tiago, o menor", ou o mais moço.
Em Mt 10.2, encontramos o quarto Tiago era o irmão de João e filho de Zebedeu.
Em Gl 1.19, temos o quinto Tiago, que o apóstolo Paulo chamou de "irmão do Senhor", o texto literal é: “E não falei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor”.
Muitos estudiosos afirmam que é o segundo: "Tiago, filho de Alfeu" o autor da carta.
A carta é tão dirigida, que ele começa com a saudação, dizendo: "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde." (Tg 1.1) Mas, o seu conteúdo é para todos, judeus e não-judeus, que querem ter uma vida baseada nos ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo.
E, depois, fala da maneira eficaz como testar a nossa fé. Fé que produz perseverança quando vêm as provas e as várias tentações, pelas quais, todos nós estamos sujeitos, mas, também, quem peservera no caminho perfeito, pois, a perfeição leva à fé. E se, alguma coisa, nos falta no dia a dia, é só pedir a Deus, que Ele dá a todos,  as suas mãos estão sempre abertas e nunca lança fora nenhum de seus filhos, o seu amor é incondicional. Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque quem duvida é semelhante à onda do mar, que é levada ao bel-prazer dos ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário