sexta-feira, 17 de maio de 2013

Não há salvação fora de Cristo

 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16)


O profeta Isaías (Is. 9.6), 700 anos antes da vinda de Cristo, dizia: "um menino nos nasceu, um filho foi nos dado", o Evangelho é a realização dessa boa notícia da graça e da bondade de Deus em Jesus Cristo. Nós, cristãos, temos que colocar Jesus Cristo como o centro da nossa vida, da nossa filosofia, da nossa fé e das nossas emoções. O discípulo João no seu Livro do Apocalipse (Ap. 9.6), fala que quando o quinto anjo tocou sua trombeta, uma fumaça escureceu o Sol e céu. A fumação foi tão forte, que provocou um grande eclipse do Sol. Essa fumaça representa as filosofias e as teorias humanas, desde Aristóteles, até os dias de hoje, inunda o mundo de doutrinas mentirosas e ilusórias, tentando desqualificar o gesto mais importante de toda cristandade, que é o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, "que foi por amor, só por amor", deixou-se ser pregado no madeiro. As marcas dos cravos nos punhos apagaram os pecados da humanidade, e de cada um de nós, que compreende e aceita a salvação plena.

A cruz é a morte da morte. A morte de Cristo é a morte do pecado. A ressurreição de Cristo é a vida plena, ou seja, sem pecado, sem mácula e sem morte definitiva. Esse jogo de palavras faz-me lembrar o Livro de Êxodo (Ex. 3.8): "Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus."  Isso é Deus falando a Moisés naquele cenário maravilhoso, imagino eu, a sarça ardente queimando sem se consumir. Cristo teve que descer no inferno para que nós pudessémos subir aos céus.

Mas o apóstolo Paulo é muito mais claro e contundente, na segunda carta aos corintianos quando ele escreveu assim: (2 Co. 5.21) "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário