sexta-feira, 19 de abril de 2013

Advento é o zelo de Deus pelos homens


Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha. Pois tu destruíste o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros e a vara de castigo do seu opressor, como no dia da derrota de Midiã. Pois toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. (Isaías, 9-1-7)


Quando tudo parece improvável, a ruína bate à porta, os caminhos se fecham para as montanhas ou para o mar, as trevas invadem os dias e até as noites, não há mais estalagens para descansar os pés do viajante; o trem de ferro não tem mais estação de parada, não há trégua para as batalhas travadas no cotidiano, os rios antes transbordantes, hoje secos, sem vida, sem margens e sem ânsia de chegar aos oceanos, o jugo é mais pesado do que jornada diária, a vara pesa e fere os ombros, o ônus das investiduras são bem maiores que o bônus auferido, eis que aparece naquela terra que foi angustiada, desprezada, esquecida e maltratada, nos primeiros tempos, a terra de Zebulom e a terra Naftali, a palavra advento. Advento propõe uma chegada. Propõe uma estrada pela qual se chega de carro ou de biga, em liteiras ou camelos, ou num simples burrico, sem guarnição, sem pedrarias, sem cela, sem coisa alguma. Propõe uma manjedoura iluminada por uma simples estrela-guia. “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”

A palavra advento significa domínio, trono, poder, reino, justiça, retidão e zelo do Senhor dos Exércitos que realizou tudo isso e, muito mais, para que os homens se alistem às fileiras deste principado de paz que não tem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário