segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Levita é consagração e ordenação, cantor é profissão

Naquele mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Nessas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebras-te, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas nas mãos. Então o Senhor escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia; e o Senhor mas deu a mim. Virei-me, pois, desci do monte e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou. (Ora, partiram os filhos de Israel de Beerote-Bene-Jaacã para Mosera. Ali faleceu Arão e foi sepultado; e Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar. Dali partiram para Gudgoda, e de Gudgoda para Jotbatá, terra de ribeiros de águas. Por esse tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca do pacto do Senhor, para estar diante do Senhor, servindo-o, e para abençoar em seu nome até o dia de hoje. Pelo que Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe disse). (Dt 10, 1-9)



A primeira referência na Bíblia para os levitas é quando Deus separa a tribo de Levi para levar a Arca do pacto do Senhor que guardava as duas tábuas de pedra e foi feita com a madeira de acácia. Portanto, os homens fortes da tribo de Levi com mais de 30 anos, ficaram com a obrigação de carregar e guardar a Arca.

É preciso entender muito bem esta ordenação do Senhor quanto aos levitas, pois, no livro dos Números no capítulo 3 quando Deus fala a Moisés sobre as gerações contando o povo que havia sido liberto da escravidão, coube ao seu irmão Arão a incumbência de oficiar como sacerdote, os seus filhos, o primogênito Nadabe, depois Abiú, Eleazar e Itamar. Como Nadabe, o primogênito, e Abiu morreram quando acendiam fogo para outros deuses. O senhor ordenou que se consagrassem os primogênitos da tribo de Levi para servir a Arão e cumprir com todos os deveres inerentes ao cargo que era cuidar dos utensílios da Tenda da Consagração onde o povo orava e fazia a expiação de seus pecados. (Nm 3, 7-8)

Porque todo primogênito é meu, diz o Senhor, desde o dia em que feri a todo primogênito na terra do Egito, consagrei para mim todo primogênito em Israel, desde o homem até ao animal, serão meus. Eu sou o Senhor. (Nm 3, 13)

Quando os filisteu venceram os israelitas e a Arca de Deus é tomada, foram mortos trinta mil homens de pé. (1Sm 4,10)

Os filisteus ficaram sete meses com a Arca de Deus e devolveram-na, pois ficaram com medo das pragas como aconteceu com os egípcios e o faraó. O lugar escolhido foram as terras de Bete-Semes. O carro que trouxe a Arca parou no campo de plantação de Josué, o bete-semita, que a deixou em uma enorme fenda de pedra e as vacas que puxavam o carro foram oferecidas ao Senhor, em holocausto. É quando aparecem os levitas, e desceram, a Arca do Senhor da fenda da pedra, como também o cofre que estava junto da Arca. No mesmo dia, os homens de Bete-Semes ofereceram holocausto e imolaram sacrifícios ao Senhor. (1Sm 6, 15)

O tempo que a Arca do Senhor foi levada pelos filisteus, o povo ficou perdido e distante de Deus. Samuel, foi o último juiz, no período em que Deus governava o seu povo por meio de juízes, ele relata que os filhos de Israel desde aquele dia, em que a Arca ficou em território de Bete-Semes, especificamente em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos, e toda a casa de Israel passou a dirigir lamentações ao Senhor e o povo jogou para fora de suas casas os baalins e os astarotes e, serviram só ao Senhor.

Quando Samuel envelheceu o povo pediu um rei. Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo.

Quando Davi, em conselho com os sacerdotes e o povo de Israel, decide trazer a Arca, pois, Quiriate-Jearim ficava em Judá. Novamente aparecem os levitas que são os designados para levarem a Arca. “Então disse Davi: Ninguém deve levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu para levarem a arca de Deus, e para o servirem para sempre." (1Cr 15, 2)

Até então, os levitas não eram responsáveis pela música no Tabernáculo, não havia musica no culto estabelecido pela lei de Moisés, as orações e sacrifícios tinham sentido de louvor e adoração. Davi, antes de se tornar rei, era pastor e músico, é nessa época que aparece a música como parte integrante do culto. Nos salmos escritos por Davi aparecem também vários instrumentos: harpas, alaúdes, citaras e instrumentos de cordas. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude. (I Sm 16,23) Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. No primeiro livro de Crônicas, vemos diversas atribuições dos levitas. E no segundo livro de Crônicas aparecem entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas.

E hoje, o que os levitas fazem nas igrejas evangélicas, cantam músicas para o louvor, a consagração, a adoração, a reflexão e a comunhão, ou, apenas apresentam as suas músicas para uma possível gravação, e se tornarem um “super-star”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário